Mas graças a Deus que nos dá a vitória por
nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57

Limpeza de mente
Escrito por Pastor Danilo Cassemiro de Campos   
Ter, 25 de Junho de 2013 12:01

limpeza-de- mente

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus - Mateus 5.8


Certa vez a mídia noticiou um grande problema pelo qual estavam passando numa cidade. Os lixeiros deixaram de coletar o lixo e entraram em greve. Bastou uma semana para as calçadas estarem cheias de sacos plástico e o cheiro ser insuportável.


Aconteceu algo parecido com a festa de São Benedito em Tietê (SP). Caravanas e mais caravanas de ônibus trouxeram pessoas para a festividade. Quando terminou a cidade estava completamente suja e com cheiro repugnante, pois na falta de banheiros públicos muitos faziam suas necessidades pela rua mesmo.

O lixo e a sujeira são coisas desagradáveis, por isso queremos nos livrar deles. Ou alguém gosta de guardar algo que não é reciclável, não tem utilidade e, muito pelo contrário, pode causar danos à sua saúde?

Esse lixo pode ser descartado, jogado fora e a sujeira removida. Isso se aplica não somente ao plano material, mas também ao plano espiritual. Devemos jogar fora o lixo e remover as manchas de nosso ser.

A Palavra de Deus diz felizes são os limpos de coração, pois verão a Deus (Mateus 5.8). Mas o que significa ser limpo de coração? Significa uma mente sem malícia, sem maldade, sem hipocrisia, enfim uma mente sem pecado.

Mas do que depende esta higiene?

1 - A higiene mental depende de um autoexame
“Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice” - 1 Coríntios 11.28

Comer do pão e beber do cálice é um momento de comunhão com Deus. Para desfrutarmos desta realidade com o Senhor é necessário o autoexame para ver se estamos em conformidade com as Sagradas Escrituras. Por ventura o homem pode ter comunhão com Deus vivendo em pecado? As transgressões fazem separação entre o homem e o Senhor.

Davi não somente examinava-se como também pedia ao Senhor: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno (Salmo 139. 23 e 24).

Precisamos ter a mesma atitude de autoexame e reflexão. Como tem sido nosso proceder? No que temos pensado? No que estamos falhando? Este é um primeiro passo para uma higiene mental, para nossa purificação. Qual foi a ultima vez que você fez isso?

2 - A higiene mental depende do arrependimento
Com base no nosso autoexame devemos nos arrepender. Porém, o arrependimento verdadeiro não é apenas um sentimento, mas também uma ação. João Batista, o precursor de Jesus pregou o arrependimento ao povo Judeu, pelo que muitos se arrependeram e foram batizados por ele. Mas o arrependimento dos fariseus e saduceus estava sendo apenas aparente, ou seja, falso.
Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ir vindoura? Produzi pois frutos dignos de arrependimento - Mateus 3.7 e 9
Não basta apenas intenção de mudar. Temos que de fato agir. Arrepender-se é mudar de atitude, é tomar uma nova e boa direção.
“Lavai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos, cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem(...)” - Isaías 1.16-17
Deus dá tempo a nós para que nos arrependamos. A mensagem de Isaías foi pregada por ele ao povo de Israel por aproximadamente 70 anos. E o que aconteceu? O povo não ouviu e nem entendeu, continuou no pecado e por consequência disso foram escravizados.

Se não analisarmos nossas vidas e nos arrependermos de nossas falhas acontecerá o mesmo conosco, seremos escravizados pelo pecado.

3 - A higiene mental depende do controle de conteúdo
“...andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne" - Gálatas 5.16

O que é andar no Espírito? É proceder, agir de acordo com o Espírito Santo que habita em nós. Mas para tal é necessário que controlemos o conteúdo que ao qual somos expostos todo o dia. Não basta tirar o lixo, fazer uma limpeza, é preciso manter este novo estado, é preciso colocar novas e boas coisas em nossa mente.

O Apóstolo Paulo nos diz qual deve ser este conteúdo:
“...Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo que é amável, tudo que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” - Filipenses 4.8,9
Se tirarmos o que é mau e não colocarmos o que é bom no lugar fatalmente o tentador e a nossa própria natureza corrompida nos levarão de volta ao estado pecaminoso anterior.

Há um dito popular que diz que a ‘mente vazia é oficina do diabo’. O que temos colocado dentro de nossas mentes? Há tanto conteúdo na palavra de Deus, em livros devocionais e em diversas outras coisas. Mas é mais fácil ligar a TV e assistir passivamente um festival de imoralidades.


Conclusão

Como sabemos, o rio Tietê era um local de pesca para muita gente, alguns chegavam até a nadar nele. Mas com o passar dos anos foram sendo jogados lixo, esgoto, produtos químicos e depois de tanto tempo sem tomar nenhuma providência o governo resolveu recuperá-lo.

Só que agora ficou muito difícil, o custo da obra de recuperação é altíssimo e a possibilidade dele voltar a ser como antes, mesmo com todos os esforços que o Estado ou ambientalistas investirem, é pequena.

O mesmo ocorre com pessoas, algumas passaram a vida toda absorvendo detritos de forma que debilitaram o seu próprio corpo e mente. E que mesmo com uma restauração Espiritual por obra de Deus, podem carregar sequelas para o resto da vida.

Não podemos nos conformar com as coisas erradas que o mundo oferece e que só nos fazem mal. Diz a palavra de Deus: “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.2

Então que o Senhor nos ajude a nos autoexaminar, a nos arrependermos de nossas falhas e a guardar em nossa mente um bom conteúdo, em especial a Palavra de Deus. E que o "hoje" seja o tempo dessa atitude e decisão.

 
Share on Myspace